Interação. (in-te-ra-ção, s. f.)
Influência recíproca: a interação da teoria e da prática.
Psicologia. Fenômeno que permite a certo número de indivíduos constituir um grupo, e que consiste no fato de que o comportamento de cada indivíduo se torna estímulo para outro.
Mediação. (me-di-a-ção, s. f.)
Interferência destinada a provocar um acordo, uma arbitragem: ofereceu a sua mediação para resolver o litígio.
Procedimento do Direito Internacional público ou do Direito Trabalhista, que propõe uma solução às artes em litígio, sem contudo a impor, como acontece nos processos de arbitragem.
Filosofia. Processo pelo qual o pensamento tira uma conclusão, dados os elementos fornecidos pelos sentidos.
Sinônimo: intervenção
Computador. (com-pu-ta-dor, adj. e s. m.)
Que ou aquele que computa.
Cibern. Máquina composta de um número variável de unidades especializadas, comandadas por um mesmo programa gravado, que, sem intervenção humana direta, permite efetuar complexas operações aritméticas e lógicas com fins estatísticos, administrativos, contabilísticos etc. (Diz-se também computador eletrônico para processamento de dados.) Um computador compreende uma parte material, dita hardware e constituída de circuitos eletrônicos integrados, e um software. O hardware compõe-se de um ou vários processadores, uma memória, unidades de entrada/saída e unidades de comunicação. O processador executa, instrução por instrução, o(s) programa(s) contido(s) na memória. As unidades de entrada/saída compreendem teclado, monitor, unidades de memória, meios de armazenamento secundário (discos, fitas magnéticas), impressoras etc. Elas permitem a introdução de dados e a saída dos resultados. As unidades de comunicação possibilitam a relação do computador com os terminais ou com outros computadores organizados em rede. Os softwares são escritos numa linguagem que o computador é capaz de traduzir numa série limitada de instruções elementares diretamente executáveis pelos circuitos eletrônicos. O encadeamento das instruções é suscetível de ser alterado pelos próprios resultados das operações efetuadas ou pela chegada de novas informações vindas do exterior. A função de um computador limita-se a ordenar, classificar, calcular, escolher, procurar, editar ou representar informações antes codificadas segundo uma representação binária.
Tecnologia. (tec-no-lo-gi-a, s. f.)
Estudo dos instrumentos, processos e métodos empregados nos diversos ramos industriais.
Informação. (in-for-ma-ção, s. f.)
Ação de informar ou informar-se.
Notícia recebida ou comunicada; informe.
Espécie de investigação a que se procede para verificar um fato (neste sentido, emprega-se geralmente no plural): ir às informações.
Dir. Conjunto dos atos que têm por objeto fazer prova de uma infração e conhecer-lhe o autor.
Cibern. Fator qualitativo que designa a posição de um sistema, e eventualmente transmitido a outro.
Quantidade de informação, medida quantitativa da incerteza de uma mensagem em função do grau de probabilidade de cada sinal que compõe essa mensagem.
Teoria da informação, v. INFORMÁTICA.
Sinônimo: comunicação · notícia
Comunicação. (co-mu-ni-ca-ção, s. f.)
Ação de comunicar: estar em comunicação com alguém.
Aviso, mensagem, informação: comunicação de uma notícia.
Psicologia. Transmissão da informação no interior de um grupo, considerada em suas conexões com a estrutura desse grupo.
Meio de ligação: vias de comunicação.
Educação. (e-du-ca-ção, s. f.)
Ação de desenvolver as faculdades psíquicas, intelectuais e morais: a educação da juventude.
Resultado dessa ação.
Conhecimento e prática dos hábitos sociais; boas maneiras: homem sem educação.
Educação nacional, conjunto de órgãos encarregados da organização, da direção e da gestão de todos os graus do ensino público, bem como da fiscalização do ensino particular.
Educação física, conjunto dos exercícios corporais que visam a melhorar as qualidades físicas do homem.
Sinônimos: afabilidade · amabilidade · atenção · cortesia · delicadeza · ensino · gentileza · graciosidade · instrução · obséquio
Nenhum comentário:
Postar um comentário